segunda-feira, 18 de maio de 2009
Aspectos Físicos
Clima
Dada a posição da Noruega no extremo norte da Europa, o seu clima continental é surpreendentemente ameno.
A Noruega é o país do mundo com uma situação geográfica mais a norte que possui águas abertas. Deve-se este facto aos ventos alísios que o continente americano força no Oceano Atlântico e às correntes quentes que sopram para norte a partir do Equador através do Mar da Noruega, onde o ângulo da linha costeira norueguesa e um caminho aberto para o Oceano Árctico ajudam a conduzir o ar e as águas temperadas para uma latitude mais a norte.
O clima da Noruega flutua bastante de ano para ano, em especial nas suas zonas mais a norte, que se encontram localizadas no extremo da zona temperada global. A temperatura mínima mais baixa de que há registo foi de -51°C em Kárášjohka-Karasjok no norte da Noruega. A temperatura média anual varia entre cerca de 8°C ao longo da costa ocidental e nas montanhas alcança níveis abaixo da temperatura de congelação. Os meses mais frios do ano são Janeiro e Fevereiro e o tempo mais quente nas zonas de interior ocorre em meados de Julho, ao passo que as regiões costeiras e montanhosas podem alcançar a temperatura máxima um pouco mais tarde.
O clima na Noruega é diferente do existente no resto da Escandinávia. As elevadas cadeias montanhosas que dividem o território continental da Noruega proporcionam protecção a vastas áreas do interior leste da Noruega face à precipitação, proporcionando a esta área um clima mais continental do que seria esperado à luz da sua proximidade da costa. Algumas destas áreas a leste das montanhas têm uma precipitação atmosférica anual de menos de 300 mm. A maior parte da precipitação proveniente do mar cai ao longo da costa ocidental da Noruega, com algumas áreas a registarem uma precipitação atmosférica máxima de 3000 mm anuais.
As áreas agrícolas mais importantes têm uma precipitação atmosférica anual de entre 500 e 1000 mm, com a maior parte da chuva a cair em Julho e Agosto. Por ano, há cerca de 100 dias de chuva no interior da Noruega e cerca de 150-200 dias de chuva na costa. A força e a direcção do vento no país variam em grande medida como resultado de frentes rápidas de pressão atmosférica, sendo que os ventos ao longo da costa e nas montanhas são com frequência bastante fortes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário